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Igreja Presbiteriana Manaus

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Publicado em 14 de abril de 2020 às 05:41

Mensagem 13.02.2020 1 Coríntios 15 “A Ressureição de Jesus Cristo ” Pr. Francisco Chaves

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A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO / 1 Coríntios 15 • A ressurreição de Cristo, penhor da nossa ressurreição 1 Coríntios 15.1-19 • Cristo, as primícias dos que dormem 1 Coríntios 15.20-28 • A ressurreição em relação à vida prática 1 Coríntios 15.29-34 • Os ressuscitados terão corpo 1 Coríntios 15.35-49 • Os vivos serão transformados 1 Coríntios 15.50-58 1Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; 2por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. 3Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 5E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. 6Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. 7Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos 8e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo. 9Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. 10Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. 11Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes. A ressureição de Jesus Cristo é uma das doutrinas centrais da fé cristã, pois, “se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (1 Co 15.14). Na modernidade, alguns intérpretes críticos tentaram abafá-la, mas, pela graça de Deus, não conseguiram. Da mesma forma, alguns coríntios, por influência de suas raízes gregas, eram céticos quanto a ideia da ressurreição e, consequentemente, questionavam a ressurreição de Cristo e a futura ressurreição dos cristãos (Keener, 2017, p. 586). Apesar dos judeus, de um modo geral, acreditarem na ressurreição dentre os mortos, existia um grupo (os saduceus) que não acreditava. Assim como eles, a filosofia greco-romana expressava um completo ceticismo sobre o lugar do corpo na existência após a morte (Beale e Carson, 2014, p. 925). Dada a importância da centralidade da ressurreição na fé cristã, o apóstolo Paulo começa a defender a ressurreição de Jesus Cristo por se tratar de um fato fundamental para a fé dos coríntios e também para a fé de todo cristão. A ressurreição de Cristo é o foco da Salvação (15.1-2) e o foco das Escrituras (15.3-4), daí a importância de ser testemunhada pela igreja. E, para isso, a igreja no primeiro século contava com o depoimento de testemunhas oculares das várias aparições de Jesus Cristo ressurreto, a saber: Pedro (15.5a; Lc. 24.34 e Mc 16.7); os apóstolos na ausência de Tomé (15.5b; Lc 24.36-43; Jo 20.19-25); os 500 discípulos (15.6); Tiago, o meio-irmão de Cristo, (15.7a; At 1.14); os apóstolos com Tomé presente (15.7b; At 1.6-11) e, por último, a Paulo (15.8-11), que, apesar de se achar indigno (15.8-9) e a despeito de ter perseguido a Igreja, recebeu este favor imerecido de Deus (15.10-11). Por esse motivo, precisamos confirmar e não negar a ressurreição de Cristo. Paulo coloca as consequências de negar a ressurreição (1 Co 15.12-19): a)Na Ortodoxia (1 Co 15.12-15): se Cristo não ressuscitou (vs. 13 e 16) é vã a nossa fé e pregação (v. 14); somos falsas testemunhas (v. 15); b)Na Ortopraxia (1 Co 15.12-15): ainda estamos em pecado (v. 17); os que dormiram em Cristo pereceram (v. 18);somos os mais infelizes de todos os homens (v. 19). Jesus Cristo ressurreto dos mortos nos dá a garantia para a ressurreição humana, a vitória sobre a morte, a subjugação do mal e a capacidade diária para o serviço cristão (vs. 20-34) (Bruce, 2017, p.1314).

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